Rua Padre Joao Manoel , 222 - Conjuntos 47 e 48 - Cerqueira Cesar - Sao Paulo - SP - 01411-001

(11) 3086-0063

(11) 91295-0063

Rua Padre Joao Manoel , 222 - Conjuntos 47 e 48 - Cerqueira Cesar - Sao Paulo - SP - 01411-001

Tratamentos

Ressonância Magnética Funcional (RMF)

Serviço Empresarial

6.jpg
Ressonância Magnética Funcional (RMF)

De acordo com o artigo “Ressonância Magnética Funcional em Epilepsia” publicado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Ressonância Magnética Funcional (RMF) tem se tornado método de escolha para diversos estudos de funções cerebrais. Isso se deve, em grande parte, à boa resolução temporal e espacial em comparação a outros procedimentos baseados no mesmo princípio hemodinâmico, à não necessidade de injeção de materiais de contraste exógenos, possibilidade de repetições do teste e acessibilidade a magnetos de Ressonância Magnética capazes de realizar o exame.

Mas, afinal, o que é RMF? Segundo a UNIFESP, é uma técnica que correlaciona a variação do sinal da imagem adquirida por ressonância magnética com uma variação temporal estabelecida, que deve corresponder a uma determinada tarefa desempenhada. Desse modo, coloca-se um indivíduo no aparelho de ressonância magnética e pede-se que desempenhe determinada tarefa enquanto imagens são adquiridas. Após uma análise estatística por software, o médico terá acesso às ativações cerebrais do paciente. 

Em casos de epilepsia, são duas as principais indicações: a determinação de lateralização da linguagem e da memória, principalmente em candidatos a lobectomia temporal e a determinação da zona epileptogênica. Além destas, a técnica pode ser utilizada na determinação da área motora e de linguagem nos casos de lesões focais cirúrgicas.